Início

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

#OcupeBrasilia: Comissão aprova 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, Ciência e Tecnologia!

Com a presença de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, o PLS 138/11, projeto de lei que destina às áreas de educação e de ciência e tecnologia metade dos recursos do Fundo Social. Criado no final do ano passado, o Fundo Social tem entre as suas principais fontes de receita os recursos do petróleo retirado da camada pré-sal .

Essa pode ser considerada a primeira vitória o movimento, organizado pela UNE, UBES e ANPG, chamado #OcupeBrasília. Desde a manhã de hoje, 6 de dezembro, mais de 200 jovens, de diferentes estados do Brasil, estão acampados na capital federal, no gramado em frente ao Congresso Nacional com o objetivo de acompanhar a tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE) e reivindicar a sua votação ainda este ano, com a aprovação de uma meta de investimento público da educação em 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Inácio Arruda é o autor da proposta.

Texto que havia sido aprovado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura determina um mínimo de 50% dos recursos do Fundo Social para programas e projetos de desenvolvimento da educação pública (básica e superior). Mas emenda apresentada pelo relator na CE, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), incluiu ainda a área de ciência e tecnologia. Na versão aprovada pela CE, desses 50%, no mínimo 70% terão de ser destinados à educação básica; 20% para a educação superior; e 10% para ciência e tecnologia.

Segundo Antonio Carlos Valadares, a destinação de recursos mais expressivos para a educação é coerente com as metas fixadas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, enviado pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional. Dentre elas estão: ampliar o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de sete por cento do produto interno bruto (PIB) do País e universalizar o acesso à educação.

O autor do projeto, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), lembra que a destinação de metade do Fundo Social à educação já estava prevista na lei que o criou, mas acabou vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Toda inspiração da criação da do Fundo Social do Pré-sal estava vinculado quase que unicamente à educação. Se conseguirmos 50% para educação e ciência e tecnologia nós ajudamos todas as outras áreas – disse Inácio Arruda.

Já o senador Wellington Dias elogiou a iniciativa e se posicionou favorável à proposta, mas alegou que os percentuais sugeridos talvez sejam revistos pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o projeto será votado em decisão terminativa.

- Estamos falando aqui de metade de US$ 1,5 trilhão para a educação. Não precisa desses recursos, por maiores que sejam as despesas, só para a educação. É um montante considerado muito elevado – disse o parlamentar.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Da Redação com informações Agência Senado

(Postagem retirada do blog da UBES)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

16º Congresso da UPES vai ser “Brasil esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros, que nós queremos Sambar!”

Após uma grande gestão, a UPES realiza seu 16º Congresso nos dias 19 e 20 de Novembro na cidade de Carapicuíba. A expectativa para o principal encontro dos estudantes secundaristas de São Paulo é grande: mais de 1 milhão de estudantes foram ouvidos durante o período de mobilização e os mais de mil delegados, suplentes e observadores que estarão presentes tem a responsabilidade de representar suas escolas e cidades, pois, são eles quem vivenciam cotidianamente a realidade da escola paulista que há muito vem sendo sucateada.

Vamos contar com painéis que abordarão o novo financiamento que a escola atual que agente quer precisa para ter laboratórios, computadores, ar-condicionado, professores motivados e um conteúdo condizente que corresponda o crescimento tecnológico e financeiro que nosso país vive através dos 10% do PIB e dos 50% do Fundo Social do Pré-Sal.

Também vamos ter Grupos de Debate que vão abordar a participação do Grêmio Estudantil dentro da escola, a ação das Uniões Municipais dentro das cidades e o que está diretamente presente dentro da vida do estudante como a Cultura, o Esporte e o Passe-Livre Estudantil.

No dia 20, vamos curtir muito a segunda edição do CIRCUS – Circuito Cultural Secundarista, onde vai rolar apresentações de teatro, dança, bandas, oficinas de grafite, circo, rima, exibição de filmes que apresentarão a realidade do nosso estado e, o que não poderia faltar: um Sarau com muita poesia. Uma agenda tão repleta de atrações que você tem que se ligar desde já para não perder nada e tirar excelentes experiências e ideias de todos os momentos desse Congresso!

A UMES Rio Claro vai marcar a presença levando o Grêmio Estudantil de 10 escolas, entre elas estão: Carolina Seraphim, Garcia Losz, Ribeiro, Batista, ETEC Bayeux, Chanceller.

Pra galera que ainda quiser colar na atividade e não foi eleito delegado é fácil, só ligar pra mim: (19) 9639-0106 ou mandar email no angelameyer.ujs@hotmail.com


Saudações Estudantis de toda a UMES Rio Claro!


“A quem possa interessar: sigamos em frente!” (Antonio Ribas – Ex Presidente da UPES)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

63 ANOS DE LUTA E O 13º CONEG A TODO VAPOR





Com seus 63 anos completados recentemente a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) se prepara para o seu 13º CONEG (Conselho Nacional de Entidades Gerais).
A atividade ocorrerá em Brasília fazendo parte de um calendário repleto de pautas e debates sobre a educação de nosso país voltadas para os estudantes.
O que é o 13º CONEG da UBES?
O CONEG da UBES aprova a data e o regimento do 38º Congresso da UBES e chama as etapas estaduais, no caso do nosso estado, o Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas – UPES SP. Alem disso, debate a educação, meio-ambiente, diversidade e todos os outros movimentos que fazem parte da vida dos estudantes.
Jornada Nacional de Lutas – 2º Semestre
O CONEG terá como ‘porta de entrada’ a passeata da Jornada Nacional de Lutas do 2º Semestre.
A Jornada Nacional de Lutas é quando as entidades nacionais juntamente com as estaduais elaboram uma agenda de atividades, debates, passeatas e atos públicos para reivindicar as Bandeiras de Luta do Movimento Estudantil – no mês de Março quando foi realizada a passeata nacional em Brasília, mais de 10 mil estudantes de três estados ocuparam a capital do país reivindicando 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré – Sal para a educação.
A passeata terá início na manhã do dia 31 de agosto em frente a Biblioteca Nacional sentido ao Palácio do Planalto e aguarda a presença de milhares de estudantes.
1º Encontro Nacional de Mulheres da UBES
O 1º Encontro Nacional de Mulheres da UBES acontece num momento ímpar na história de nosso país, onde recentemente elegemos a primeira presidenta mulher da Republica Federativa do Brasil.
Entre este e outros fatores, é essencial e muito pontual quando a UBES toma a decisão da realização deste fórum.
Acontecerá do dia 31 de Agosto ao dia 1 de Setembro e está entre os momentos mais importantes do período, por isso, se faz muito importante garantir a ampla participação desse coletivo dentro do 13º CONEG da UBES.
Agenda 13º CONEG da UBES
Segue abaixo as atividades que serão desenvolvidas durante os dias do CONEG:
  • 31 de Agosto: Chegada das delegações/Passeata/Abertura do 1º Encontro Nacional de Mulheres da UBES
  • 1 de Setembro: 1º Encontro Nacional de Mulheres da UBES
  • 2 de Setembro: Atividades 13º CONEG da UBES
  • 3 de Setembro: Atividades 13º CONEG da UBES

"A UBES é uma aventura consequente, uma rebeldia com causa, um desafio aconselhável a todo estudante do Brasil!"
(Mauro Panzera -  Ex presidente da UBES)


2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE – RIO CLARO


Se aproxima a II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Rio Claro, chamada pelo governo em parceria com movimentos sociais já vemos pelas ruas da cidade as atividades da Conferência.
Visto que vivemos um momento inédito e talvez único na história do Brasil, onde a população jovem chega a 51 milhões segundo estudos do IPEA, aproveitamos o momento para intensificar o debate e criar fóruns mais amplos e democráticos onde a juventude debata realmente sua diversidade e seus gostos, o que anseia para a nação e diz o que gostaria que se modificasse.
O processo de Conferências de Juventude começa no ano de 2008, tendo como principal objetivo a criação e discussão PPJ’s (Políticas Publicas de Juventude) por ouvir os mais interessantes, curiosos e diversos universos que a juventude faz parte.
Histórico
Rio Claro cria sua I Conferência de Juventude a partir de um grupo de jovens que julga necessário a participação política dentro dos mais diversos fóruns, afinal, a juventude é quem mais sofre com as decisões dos governos.
II Conferência Municipal de Juventude e as prés – conferências:
As Pré – Conferências são espaços onde é feita a tiragem de delegados e de propostas para a Conferência Municipal. Os delegados têm o direito de voz e voto e os observadores apenas direito a voz.
Estão sendo realizadas dentro de todos os espaços – já foi realizado em todos os CRAS (onde são desenvolvidos vários projetos com a juventude) e dentro de projetos como o Pró-Jovem.
Temos um calendário de Prés - Conferências agendadas:

  • 13 e 20 de Agosto – Guarda - Mirim

A Pré-Conferência pode ser agendada até o dia 28 de agosto através dos seguintes contatos:
Telefone: (19) 3526-7189
Junte seus amigos, entre em contato e agende sua pré – conferência!
A CONFERÊNCIA MUNICIPAL
A conferência Municipal está agendada para os dias 9 e 10 de Setembro, com as seguintes atividades:
  • 9 de Setembro á partir das 19h: Abertura/Início do credenciamento/Atividade Cultural
  • 10 de Setembro á partir das 8h: Credenciamento/Atividades/Plenária Final
“Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética” – Che Guevara.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

#umesrcpresente! Pré – Conferência de Saúde


Durante a noite de sexta-feira, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas esteve presente em uma das pré – conferências de saúde.
Discutindo a realidade da saúde que nosso município enfrenta e as demais pré-conferências que estão sendo realizadas em toda a cidade pela Fundação Municipal de Saúde, conseguimos perceber que o índice de jovens usuários de drogas e de adolescentes grávidas tem aumentado gradativamente.
Perante isto, a UMES Rio Claro,  propôs parceria com a Secretária e a Fundação Municipal de Saúde para a realização de uma campanha de prevenção e conscientização á drogas e a gravidez precoce.
Alem disso, os presentes na atividade elegeram Angela Meyer – presidente da entidade como delegada para a Conferência de Saúde que será realizada durante os dias 1 e 2 de julho no SESI.

sábado, 21 de maio de 2011

'Quem vem com tudo não cansa...!'


O II Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas foi realizado no dia 7 de Maio de 2011 no Centro Cultural ‘Roberto Palmari’.
Com a presença de grêmios estudantis e estudantes de aproximadamente dez escolas, dos vereadores Sergio Desiderá (PT) e Maria do Carmo Guilherme (PMDB), do diretor municipal de cultura Luiz Carlos Rezende (Coringa), da UMESA e da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), o Congresso teve um publico de aproximadamente 70 pessoas.
O evento contou com mesa de abertura, apresentação sobre a história do Movimento Estudantil no decorrer do tempo, grupos de debate, eleição da nova diretoria e plenária final com a aprovação da resolução das propostas levantas pelas oficinas temáticas para os próximos dois anos de gestão.
Sendo assim, a resolução do II Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES de Rio Claro, contou com as seguintes propostas:

Comunicação

  1. A UMES deverá ter um diretor de comunicação assim como cada grêmio;
  2. Cada grêmio terá como meta ter um Blog, perfil de Facebook e Twitter;
  3. Como forte ação de comunicação, as entidades estudantis podem utilizar de meios de comunicação impressos (ex: panfletos, jornais, fanzines e flyers) para a divulgação de pautas e sistematização de informes periódicos;
  4. A UMES, em convênio com outras entidades e associações, estará apta para realizações de oficinas que visem aprimorar as ferramentas de comunicação das entidades;

Movimento Estudantil e agregados

Competirá a UMES durante a próxima gestão:
1.  A criação de um curso de formação de política estudantil aos grêmios;
  1. Orientar as entidades sobre conquistas do grêmio dentro das escolas, como a sala do grêmio, etc.;
  2. Promover campanhas estratégicas de incentivo à leitura;
  3. Elaborar a semana da juventude e do estudante;
  4. Iniciar debates sobre a proposta de eleições diretas para diretores;
  5. Promoção aos direitos humanos através da campanha “ O preconceito faltou à escola”;
  6. Campanha de combate às drogas;
  7.  Planejar e efetivar campanha pela conquista da sede da entidade;
  
Cultura e Esporte

  1. Iniciar campanha para conquista e melhorias das quadras poliesportivas das escolas, assim como dos materiais esportivos, além de democratizar o acesso dos estudantes as estruturas.
  2. Encaminhar ao poder público, PL de fiscalização a infra-estrutura dos prédios utilizados pela juventude;
  3. Projeto de Escola Circense;
  4. Fundação de Ponto de Cultura dos estudantes “Rio Claro”;
  5. Orientar as entidades e colaborar no incentivo a gincanas escolares, olimpíadas, concursos culturais, festivais e quaisquer outras manifestações culturais e artísticas que venham a entreter o estudante.
  6. Fomentação e Participação em conferências de cultura, esporte e juventude.

II Congresso UMES Rio Claro - Vídeo

terça-feira, 5 de abril de 2011

'Quem vem com tudo não cansa...'

Após dois anos de trabalho após a reestruturação da UMES, a atual diretoria tem a honra de convocar o II Congresso da UMES Rio Claro, com a temática ‘Quem vem com tudo não cansa...’ a atividade será realizada no dia 7 de maio no cinema do centro cultural ‘Roberto Palmari’.
Sendo a maior instancia deliberativa da UMES, tem-se a expectativa de que todos os grêmios estejam presentes para que possam avaliar o desempenho da entidade, criar projetos, eleger a nova mesa diretora e, o mais importante, designar prioridades para a próxima gestão da entidade.
‘Durante as próximas semanas a ordem é: intensa mobilização nas escolas para que possamos garantir o maior numero de estudantes presentes o possível!’ Diz a atual presidente – Ângela Meyer.


Mais detalhes em breve!

domingo, 27 de março de 2011

Rebelde com causa!

Minha rebeldia é consciente,
Não vivo conformada assistindo malhação
Como grande parte dessa nação!

Minha rebeldia é conseqüente,
eu não sou alienada, meu pais eu vou mudar!
Seja com chuva ou sol
Em cima do morro ou em frente ao mar.

Sou tropa de elite
Minha missão é transformar sonho em realidade!
Sei conscientizar,
O socialismo sei aplicar
Pra que um dia essa nação volte a brilhar.

Vou arrastando toda a massa,
Mantendo a esperança
De que a desgraça
Possa um dia findar!

Briguei pro jovem poder votar,
Ter direito de opinar,
Poder eleger seu candidato aos 16.

Vou lutando,
Causando,
E até mesmo tumultuando
Pra destruir a burguesia e a acabar com toda essa hipocrisia.

Caminhando e cantando
Vamos seguindo a canção
Pois, a juventude é um estado de espírito
E como Che já dizia temos que continuar,
Tremer de indignação por tantas injustiças!

Da unidade vai nascer a novidade,
E vamos lutar com toda a vontade
Pelo direito do pobre, do gay, do negro e do oprimido.


(Angela Meyer - Presidente da UMES)

sábado, 26 de março de 2011

JORNADA DE LUTAS 2011





A UPES e a UEE SP voltaram as ruas da capital paulista mais uma vez no dia 22 em defesa da educação em nosso estado!
Ocupando a Avenida Paulista, a passeata contou com a presença de 3 mil estudantes e lideranças estudantis de todo o estado, UBES e UNE também marcaram presença.
A passeata teve sua concentração no vão livre do MASP e seguiu ate a Assembléia Legislativa, onde tramita a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Pré-sal municipal, que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. O Fundo gerenciará os recursos provenientes do Pré-Sal para o estado de São Paulo e já destina 50% para Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia.

JORNADA DE LUTAS 2011


 A UPES e a UEE SP voltaram as ruas da capital paulista mais uma vez no dia 22 em defesa da educação em nosso estado!
Ocupando a Avenida Paulista, a passeata contou com a presença de 3 mil estudantes e lideranças estudantis de todo o estado, UBES e UNE também marcaram presença.
A passeata teve sua concentração no vão livre do MASP e seguiu ate a Assembléia Legislativa, onde tramita a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Pré-sal municipal, que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social. O Fundo gerenciará os recursos provenientes do Pré-Sal para o estado de São Paulo e já destina 50% para Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia.

sábado, 29 de janeiro de 2011

JORNADA DE LUTAS 2011: É DADA A LARGADA




Com a presença de estudantes secundaristas e universitários, artistas e intelectuais, dentre os dias 15 e 23 ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, uma serie de eventos importantes para o calendário do movimento estudantil. O 1º Encontro Nacional de Grêmios, o 13º CONEB e a 7ª Bienal de Cultura e Arte da UNE foram os principais deles.
O Encontro Nacional de Grêmios, foi um ato histórico para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, pois foi realizado pela primeira vez nos 62 anos da criação da entidade.
Estiveram presentes lideranças e grêmios estudantis de todo o país, o que possibilitou fortíssimos debates, abrangendo problemas presentes na realidade cotidiana de todos os estudantes.
Como uma das tarefas do próximo período, a UBES delegou a tarefa de levantarmos mais uma bandeira alem do passe-livre estudantil, do 50% do fundo social do pré-sal para a educação – os 10% do PIB para a educação, o que garantirá ainda mais avanços para a educação publica do país.
Simultaneamente ao Encontro, ocorreu o 13º Conselho Nacional das Entidades de Base da UNE que debateu de forma ampla o Plano Nacional de Assistência Estudantil, entre outras pautas fundamentais na realidade dos estudantes universitários.
Durante a Plenária Final do 13º CONEB, secundaristas se juntaram aos universitários, para juntos mostrarem que anseiam uma educação de qualidade para nossa nação e, alem disso, mostrarem que irão conseguir alcançar esse objetivo.
Após o encerramento de ambos os eventos, no dia 19 deu-se inicio a 7ª Bienal de Cultura e Arte da UNE, com o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”, a Bienal trouxe para o debate o mais novo patrimônio cultural brasileiro – o samba.
Alem da mega infra-estrutura montada na Praia do Flamengo, houveram atividades ocorrendo simultaneamente em toda a cidade. Durante todas as noites foram realizados shows em vários pontos da cidade, Marcelo D2 na Cidade do Samba, Martinho da Vila e Farofa Carioca na Lapa, Leci Brandão e Arlindo Cruz na Quinta da Boa Vista, foram apenas algumas das atrações que puderam ser vistas durante a Bienal.
O encerramento da Bienal deu-se com uma culturata na Orla da Praia de Ipanema no dia 22 onde se reivindicava 10% do PIB para a educação e 10% do PIB para a cultura. A ala Afoxé Dragão do Mar e o Bloco dos Valetes marcaram presença no ato. O encerramento da atividade foi por conta da natureza – um belo pôr-do-sol aplaudido pelos 10 mil estudantes presentes.

O blog foi criado com o objetivo de estabelecer um diálogo com os estudantes, um espaço onde todos possam dar sugestões e fazer criticas diretamente com a entidade.
O espaço será onde o estudante rio-clarense poderá se manter bem informado sobre as atividades e os eventos realizados pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas.